BNDES envia hoje ao Congresso projeto vital para a retomada da engenharia brasileira

Banco comandado por Aloizio Mercadante poderá voltar a financiar obras de construtoras brasileiras no exterior

Nesta segunda-feira (27), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva envia ao Congresso Nacional uma proposta legislativa com o objetivo de permitir que o BNDES volte a oferecer financiamentos para projetos de construção e serviços de empresas brasileiras em outros países, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. Essa prática havia sido suspensa desde 2016, em decorrência da Lava Jato, que teve como um de seus objetivos centrais a destruição das grandes construtoras brasileiras.

O executivo José Luis Gordon, diretor do BNDES, afirma que o projeto do governo, em colaboração com o Tribunal de Contas da União, estabelece que não sejam concedidos financiamentos a entidades estrangeiras que estejam inadimplentes com o Brasil, a não ser que haja um acordo de renegociação da dívida.

Gordon ressalta que o objetivo principal do financiamento é apoiar as empresas brasileiras, promovendo emprego e renda no país, e não beneficiar diretamente as nações estrangeiras.

O projeto também prevê a criação de filiais do BNDES no Brasil, inspirando-se nos Eximbanks de outras nações, e exige que as transações sigam as normas da OMC e da OCDE. Com este projeto, o governo busca reforçar sua política de neoindustrialização, ressaltando a necessidade de apoiar as empresas brasileiras no mercado global.

Related posts

Leave a Comment