Diocese de Camaçari celebra dois anos de ordenação episcopal de Dom Dirceu de Oliveira

A diocese de Camaçari, na Bahia, está em festa nesta segunda-feira, 4 de dezembro, em comemoração aos dois anos de ordenação episcopal de seu bispo, Dom Dirceu de Oliveira. O prelado foi nomeado pelo Papa Francisco em 19 de outubro de 2021 e recebeu a ordenação episcopal em 4 de dezembro do mesmo ano, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei (MG).

Dom Dirceu de Oliveira nasceu em 15 de agosto de 1967, em São Paulo, SP. É filho de Dirceu de Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira. Ingressou no seminário em 1986 e foi ordenado presbítero em 18 de dezembro de 1993, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. É formado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira e em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Antes de ser nomeado bispo, Dom Dirceu de Oliveira exerceu diversos cargos na arquidiocese de São Paulo, como pároco, vigário episcopal, coordenador de pastoral, professor de Teologia Moral e reitor do Seminário Maior. Também foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho de Formadores.

Como bispo, Dom Dirceu de Oliveira tem como lema “Servir com amor” e como brasão uma cruz vermelha sobre um fundo azul, simbolizando a fé e a caridade. No centro da cruz, há uma estrela de oito pontas, representando Nossa Senhora, padroeira da diocese de Camaçari. Na parte inferior, há uma faixa branca com o lema episcopal em letras vermelhas.

Em seus dois anos de ministério episcopal, Dom Dirceu de Oliveira tem se destacado pela proximidade com o povo, pela dedicação à evangelização, pela promoção da vida e da justiça social e pelo diálogo ecumênico e inter-religioso. A diocese de Camaçari, que abrange 11 municípios e conta com cerca de 800 mil habitantes, tem 25 paróquias, 4 áreas pastorais, 2 santuários e 1 seminário.

Nesta data especial, a nossa equipe agradece a Deus pelo dom da vida e do ministério de Dom Dirceu de Oliveira e pede que o Espírito Santo o ilumine e o fortaleça em sua missão de pastor. Parabéns, Dom Dirceu! Que Deus o abençoe e o guarde sempre! 🙏🎉

Reportagem Tailan Henrique

Related posts

Leave a Comment