A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6385/25, do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que estabelece um intervalo mínimo de descanso para motoristas de ambulância que cumprem jornadas de trabalho extensas.
O texto determina que os profissionais com jornadas iguais ou superiores a oito horas ininterruptas deverão ter, no mínimo, duas horas de intervalo.
De acordo com a proposta, esse descanso precisará ocorrer logo após o término da oitava hora trabalhada.
Além disso, o intervalo não poderá ser postergado ou compensado, exceto em casos de emergência médica devidamente justificados. Nessas situações, o descanso será garantido ao motorista ao fim da ocorrência.
O descumprimento da norma poderá gerar sanções administrativas e a conversão do tempo de sobreaviso em hora extra.
Segurança
Os parlamentares acolheram o parecer do relator , deputado Silvio Antonio (PL-MA), pela aprovação do projeto de lei.
O relator afirmou que o descanso obrigatório traz segurança para o motorista e para os pacientes. “A condução de veículos de emergência exige prontidão cognitiva e estabilidade emocional constantes”, ressaltou.
Silvio Antonio destacou ainda que a fadiga causada por longas horas ao volante sem pausas eleva o risco de acidentes e pode prejudicar o suporte à vida.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova campanha sobre o uso equilibrado de tecnologias digitais
Câmara Inep nega mudança nos critérios da redação do Enem e estuda uso de IA para agilizar divulgação de notas
Câmara Indígenas defendem aprovação do plano nacional que valoriza suas culturas
Câmara Rede Legislativa de Rádio deve ampliar alcance com novas emissoras e tecnologias
Câmara Motta designa Leo Prates para relatar projeto de lei do governo sobre redução de jornada
Câmara Comissão aprova projeto que proíbe transporte de passageiro sob efeito de álcool ou droga em veículo coletivo Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo limpo