Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (19), o senadorSergio Moro (PL-PR) criticou a substituição do delegado da Polícia Federal responsável pelas investigações sobre fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo o parlamentar, o delegado que foi substituído atuava com independência nas apurações e conduzia diligências que abrangiam suspeitas relacionadas ao filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao elogiar a atuação do delegado, Guilherme Figueiredo Silva, Moro afirmou que a troca ocorreu sem justificativa pública e sem comunicação prévia ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso.
— Causa perplexidade que, num caso dessa envergadura, os policiais e o policial-chefe responsável tenham sido substituídos sem que exista uma causa, sem que exista um motivo que possa ser exposto publicamente. Faço um paralelo com a Operação Lava Jato. Se houvesse a substituição, naquela época, de algum delegado responsável pela condução das investigações ou do próprio superintendente da Polícia Federal, em Curitiba, haveria uma revolta popular — disse.
Moro informou ainda que a oposição apresentou um requerimento para convocar o diretor-geral da Polícia Federal ao Congresso Nacional, a fim de prestar esclarecimentos sobre essa substituição.
Senado Federal Mara Gabrilli participa de convenção da ONU sobre direitos das PcD em Nova York
Senado Federal Especialistas defendem modernização das contas públicas e do Orçamento em evento da OCDE
Senado Federal Lei reconhece ofício das quebradeiras de coco babaçu como manifestação cultural
Senado Federal Senado analisará acordo de livre comércio entre Mercosul e bloco europeu EFTA
Senado Federal Aprovada pelo Senado, política de recuperação da Caatinga já está em vigor
Senado Federal Defensores do ensino domiciliar pedem regulamentação em debate na CDH Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo limpo