A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) participou do III Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, realizado nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. A participação institucional da secretaria reforça o compromisso do Governo da Bahia com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à agroindustrialização e à ampliação das oportunidades para produtores vinculados à cadeia dos biocombustíveis.
Representando a SDE, o coordenador de Fomento ao Desenvolvimento Territorial e Agroindustrial, Wecslei Ferraz, acompanhou os debates sobre inovação, regulação, investimentos e os desafios da cadeia produtiva dos biocombustíveis. O evento reuniu produtores, especialistas, pesquisadores e representantes da indústria para discutir soluções voltadas à eficiência energética e à ampliação do mercado de biodiesel e bioquerosene no Brasil.
“A presença institucional da SDE no Fórum é necessária. Além de fortalecer o diálogo e construir relações com as produtoras de biodiesel — fundamentais para a execução do Selo Biocombustível Social —, nossa atuação serve também para cobrar e estimular políticas que ampliem a mistura de biodiesel no transporte e na indústria, gerando demandas reais para os produtores”, destacou Wecslei Ferraz.
Também participou do evento Geovane Santiago, do Conselho Gestor do Fundo Rotativo (COGEFUR), parceiro da SDE em iniciativas ligadas às finanças solidárias e à economia solidária, com destaque para o fortalecimento dos fundos rotativos como instrumento de apoio à cadeia produtiva.
Promovido pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o Fórum integrou a programação da Feira Internacional da Agroindústria (Fenagra 2026) e contou com apoio institucional de entidades e organizações ligadas ao setor de bioenergia e sustentabilidade.
Foto: Ascom/SDE
Bahia Metrô Bahia amplia conectividade com Wi-Fi gratuito e fortalece mobilidade de mais de 400 mil usuários por dia
Bahia Surfista baiano é campeão brasileiro pela décima vez no stand up paddle
Bahia Governo da Bahia fortalece cooperação federativa em fórum nacional da Rede de Parcerias
Bahia Bahia terá oito representantes nas comissões de trabalho para implementação do IBS
Bahia Pacientes renais da Bahia passam a contar com exames à beira-leito no Instituto de Nefrologia Alayde Costa
Bahia Semana do Meio Ambiente: Obras em sistemas de abastecimento vão beneficiar 5 milhões de baianos Mín. 21° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 35°
Tempo limpo