A saúde pública do município de Senhor do Bonfim e de toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru ganhou um importante reforço, nesta sexta-feira (5), após o anúncio da estadualização do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM) e a assinatura da ordem de serviço para reforma da unidade. A agenda contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e marcou uma nova etapa para a ampliação da assistência hospitalar no município.
"Vamos realizar investimentos nesse hospital para ampliar os serviços. Os leitos passarão a integrar a rede estadual, com alta qualidade, para que a gente possa oferecer uma assistência cada vez melhor à população. Queremos garantir a estrutura para que esse hospital se torne uma grande referência para toda a região", destacou o governador Jerônimo.
Além da incorporação do hospital à rede estadual, foram autorizadas as licitações para construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps III), estendendo a oferta de serviços especializados.
A secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, explicou os investimentos iniciais na unidade: "vamos implantar mais leitos neonatais, uma sala de estabilização, requalificar o centro cirúrgico e trazer novos procedimentos, como cirurgias eletivas e ortopédicas. Também teremos uma série de serviços como endoscopia, colonoscopia e tomografia com contraste. Ou seja, passamos a oferecer aqui atendimentos que muitas vezes obrigavam as pessoas a se deslocarem para outros municípios", concluiu a gestora.
A coordenadora de enfermagem do hospital, Karine Simas, comentou o impacto das intervenções. "É de grande importância essa estadualização para a nossa região, porque ela traz mais recursos e vai melhorar a qualidade da assistência prestada à população", celebrou.
Moradores locais também comemoraram os investimentos e destacaram a expectativa de melhoria no acesso aos serviços de saúde. "Eu estou extremamente feliz com a estadualização do Hospital Regional. Essa iniciativa traz a possibilidade de implantação de novas especialidades médicas, além de ampliar a capacidade de atendimento de forma mais efetiva para toda a população", disse a professora Rosana Sena Gomes.
Repórter: Vagner Ferreira/GOVBA
Bahia Surfista baiano é campeão brasileiro pela décima vez no stand up paddle
Bahia Governo da Bahia fortalece cooperação federativa em fórum nacional da Rede de Parcerias
Bahia Bahia terá oito representantes nas comissões de trabalho para implementação do IBS
Bahia Pacientes renais da Bahia passam a contar com exames à beira-leito no Instituto de Nefrologia Alayde Costa
Bahia Semana do Meio Ambiente: Obras em sistemas de abastecimento vão beneficiar 5 milhões de baianos
Lauro de Freitas Prefeitura e Câmara de Lauro de Freitas se reúnem para alinhar políticas públicas para Pessoas com Deficiência Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 35°
Tempo limpo