A 12ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2024 se transformou em uma experiência marcante na vida dos estudantes da rede municipal de ensino de Candeias, que participaram do evento nesta sexta-feira (18). A Flica, que acontece no Recôncavo Baiano, é um dos maiores festivais literários do Brasil e reúne debates, oficinas e atividades culturais.
Alunos das escolas Laurentino Nolasco, Margarida Souza, Jonas Barbosa e Dom Pedro I marcaram presença no festival. Com o tema “O Mundo da Literatura em Festa”, a Flica deste ano inclui lançamentos de livros, debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, entre outros. Além de acompanharem as discussões, os estudantes apresentaram produções do projeto “Jovens Escritores”. Entre as obras exibidas estava o livro A Paz no Mundo, que reúne poesias, poemas e músicas escritas pelos próprios alunos.
“Conheci histórias e livros incríveis, estou muito encantado com tudo o que vi. Descobri coisas que eu nem sabia. Estou maravilhado”, relatou o aluno Luan, da Escola Laurentino Nolasco. Mesmo sentimento de Alícia dos Santos, que estuda na mesma escola. “Eu também amei participar da Flica”.
Ao longo do festival, os alunos participaram de oficinas literárias, artísticas e culturais em espaços como a Tenda Paraguaçu, a Fliquinha e a Geração Flica. As atividades também incluíram temas científicos, incentivando os jovens a se colocarem como protagonistas em diversas áreas do conhecimento.
A Flica 2024 começou na quinta-feira (17) e vai até o domingo (20), com programação aberta ao público.