Uma grave denúncia envolvendo uma conselheira tutelar da cidade de Madre de Deus, na Bahia, veio à tona nesta semana.
A senhora Claudia Bonfim é acusada de falsificar uma declaração de denúncia contra um casal, que seria sogra e genro dela, por suposto descaso com uma criança de 5 anos .
A declaração, escrita pela conselheira, dizia que a senhora, que é funcionária pública da cidade de Candeias, junto com o ex da atual do rapaz, foram até o conselho tutelar para relatar que a criança sofria maus-tratos, ficava isolada no quarto com um cachorro e dormia em um colchão sujo de fezes e urina de cachorro.
No entanto, a nossa equipe teve acesso a uma outra declaração pública, com o protocolo N° 7276, livro N° 31, folha N° 95/96, em que a própria senhora que teria feito a denúncia nega tudo o que estava na declaração escrita pela conselheira Claudia Bonfim.
Ela afirma que é analfabeta e não sabe ler nem escrever, mas que jamais teria falado aquilo. Ela também diz que tem uma boa relação com a filha e o genro e que a criança é bem cuidada.
O caso foi denunciado ao Ministério Público pelos acusados, que também fizeram um boletim de ocorrência, de número 00698248/2023 – A01, na delegacia de polícia civil da cidade.
Além disso, eles procuraram a casa dos conselhos e conversaram com o presidente Moisés, que prometeu tomar as providências cabíveis.
A conselheira Claudia Bonfim deverá ser afastada na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, pois será instaurada uma sindicância para apurar os fatos.
Ela poderá ser autuada por calúnia e difamação e até mesmo perder o cargo de conselheira tutelar.
Reportagem exclusiva: Tailan Henrique