Mais de 1.800 atendimentos foram realizados no mutirão de exames promovido pela Secretaria de Saúde de Candeias, como parte da programação do Outubro Rosa. Durante três dias, de 23 a 25 de outubro, o atendimento foi ampliado para o público feminino, com foco na prevenção e no combate ao câncer de mama e de colo do útero.
“O outubro Rosa já é uma das marcas da nossa gestão, uma ação necessária especialmente quando se trata de mulheres. E é importante que nossa população esteja atenta, bem cuidada e orientada para combater essas doenças que acomete mulheres no mundo inteiro”, disse o prefeito Pitágoras Ibiapina.
No total, foram cerca de 1.810 atendimentos, incluindo a coleta de 300 exames laboratoriais, a realização de 240 mamografias, fundamentais para a detecção precoce do câncer de mama, 500 ultrassonografias, 240 eletrocardiogramas e 150 atendimentos clínicos. Além disso, foram realizados 760 testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Os atendimentos médicos somaram 150 consultas, enquanto 40 mulheres passaram por avaliação odontológica. A campanha também incluiu práticas integrativas, beneficiando 100 pessoas.
O secretário da SESAU, Marcelo Cerqueira, destacou o sucesso do mutirão, cujo principal objetivo foi conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado e facilitar o acesso aos serviços de saúde, promovendo qualidade de vida, longevidade e bem-estar.
Outros serviços oferecidos durante o mutirão incluíram a distribuição de 2.500 preservativos, além de atividades de autocuidado e bem-estar, como sessões de embelezamento, práticas corporais e rodas de conversa.